domingo, 24 de janeiro de 2010

Publicado na Folha Patese em 23/01/2010

Reunião entre grupos promotores da cultura independente é realizada para dinamizar as atividades culturais em Patos de Minas.

Renata E. Brito – Centro Cultural Ruy Barbosa.

No último domingo, dia 17/01/10, na sede do Centro Cultural Ruy Barbosa (CCRB), ocorreu uma reunião de coletivos promotores da cultura independente de Patos de Minas. Participaram membros do CCRB, Arrepio Produções, Coletivo Peleja, e músicos de diversas bandas alternativas da cidade, como Hammerthrash, VandaLuz, Viagem a Falo. Em pauta estava a elaboração de um calendário anual de eventos independentes para o ano de 2010 e a união entre os diversos grupos culturais a fim de melhorar as atividades na cidade. Foi discutido sobre os caminhos que os grupos independentes, tanto de artistas quanto de promotores, têm trilhado e como a união e ampliação dos contatos inter-pessoais podem abrir portas para melhorar a produção e circulação dos produtos culturais. Após debater sobre o cenário independente patense e como melhorar a qualidade da cultura, os participantes elaboraram o calendário que deve ser seguido pelo público underground 2010. As atividades tiveram início com o evento Toxic Zone Metal Fest relaizado na FUCAP no ultimo dia 09.

Renata Estevam (CCRB), Adriano Xavier (banda Hammerthrash), Vane Pimentel (banda VandaLuz)


Atividades confirmadas:

Dia 23/01 – Implementação do Fórum Cultural de Patos de Minas

Local: auditório do HZ Hotel as 15:00 horas.

Dia 24/01 – Cine Debate Arbom-Livre às 18h - Teatro Municipal
Filme: “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá” – Uma Proposta Libertária para estes Dias Tumultuados
Diretor: Sílvio Tendler
Ano: 2006

Promoção: Coletivo Peleja

Fevereiro

06/02 – Grito Rock na praça do Fórum

Promoção: Coletivo Peleja através do Circuito Fora do Eixo

Maio

04/05 – Kamikaze na FUCAP – evento com bandas locais e a banda paulista Slot.

Promoção: Arrepio Produções

Julho

De 15 a 18/07 - II Chama Cultural

Promoção: Centro Cultural Ruy Barbosa

Setembro

04 e 05/09 – III Festival Marreco de Musica Independente

Promoção: Coletivo Peleja

Outubro

10/10 – Rock de Garagem

Promoção: Arrepio Produções



Maira Miller e Ciro Nunes (coletivo Peleja) e Rômulo Carlos (Arrepio Produções e CCRB).


Além das atividades confirmadas diversos eventos sem data fixada estão previsto para 2010, como o lançamento do EP da banda Viagem a Falo, em fevereiro. Além disso, o Coletivo Peleja executará vídeos-debates a cada dois meses no Teatro Municipal e, o grupo Nova Aliança Hard Core Crew promoverá, no segundo semestre, um encontro de bandas independentes de som pesado. Muito esperada é a apresentação da banda metaleira brasiliense Violator, que será promovida pelos promotores Ítalo Lima Alexandre, também no segundo semestre. Será verificada a possibilidade de realizar um dia cultural ao ar livre durante a Fenamillho, para entretenimento daqueles que não se enquadram nas atividades culturais de massa.

Para Ciro Nunes, representante do Coletivo Peleja, é de suma importância que o artista se interesse pela produção cultural, pois somente fazendo contados e indo em busca de divulgação é que o artista independente consegue sustentabilidade para seu trabalho. O Coletivo Peleja de Patos de Minas é um grupo de artistas, de ambientalistas e sociólogos de Patos de Minas, divididos em setores específicos, que atuam na área cultural e sócio-ambiental, promovendo desde 2008, ações dentro do âmbito das artes integradas, com dedicação e seriedade na produção e execução de seus trabalhos. O Peleja é vinculado ao movimento nacional "Circuito Fora do Eixo", rede de trabalhos que estimula a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos. Segundo Rômulo Carlos, (que é membro do CCRB e presidente do grupo Arrepio Produções) “ampliar a rede de contatos é papel dos diversos coletivos que se organizam na cidade. Neste sentido a Arrepio Produções dispõe do site www.arrepioproducoes.com.br para divulgação das atividades culturais e bandas de patos de Minas e região. Esta reunião serve para melhorar a comunicação entre estes grupos e, a partir dela vamos criar as atividades culturais direcionadas ao público alternativo. Atividades estas que facilitam a divulgação da arte e estimulam o artista independente”.

Para Renata E. Brito, CCRB, este público é co-produtor das atividades culturais, uma vez que o cenário alternativo é constituído de pessoas que se engajam na produção da cultura e, sendo assim estreitar os laços entre os promotores de evento acaba por aumentar o público nos espetáculos.

Os idealizadores do encontro Rômulo Carlos e Daniel Caixeta, do Arrepio Produções, se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião. Foi o marco inicial de um novo cenário cultural em Patos de Minas, constituído por diversos grupos engajados no fazer cultural e, totalmente independente da indústria do entretenimento comercial.

Nenhum comentário: