quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cultura

[Do lat. cultura.] Substantivo feminino.

1.Ato, efeito ou modo de cultivar; cultivo: terras estéreis, em que a cultura é quase impossível.

2.Restr. Cultivo agrícola: A cultura do arroz é a principal atividade da região.

3.Atividade econômica dedicada à criação, desenvolvimento e procriação de plantas ou animais, ou à produção de certos derivados seus: cultura extensiva de cereais; cultura de subsistência; cultura de pérolas.

4.P. ext. Os animais ou plantas assim criados: cultura de carpas; A praga destruiu a cultura de cacau.

5.O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. [Nas ciências humanas, opõe-se por vezes à idéia de natureza, ou de constituição biológica, e está associada a uma capacidade de simbolização considerada própria da vida coletiva e que é a base das interações sociais.]

6.A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística, etc.

7.O processo ou estado de desenvolvimento social de um grupo, um povo, uma nação, que resulta do aprimoramento de seus valores, instituições, criações, etc.; civilização, progresso.

8.Atividade e desenvolvimento intelectuais de um indivíduo; saber, ilustração, instrução.

9.Refinamento de hábitos, modos ou gostos.

10.Apuro, esmero, elegância.

11.Antrop. O conjunto complexo dos códigos e padrões que regulam a ação humana individual e coletiva, tal como se desenvolvem em uma sociedade ou grupo específico, e que se manifestam em praticamente todos os aspectos da vida: modos de sobrevivência, normas de comportamento, crenças, instituições, valores espirituais, criações materiais, etc. [Como conceito das ciências humanas, esp. da antropologia, cultura pode ser tomada abstratamente, como manifestação de um atributo geral da humanidade (cf. acepç. 5), ou, mais concretamente, como patrimônio próprio e distintivo de um grupo ou sociedade específica (cf. acepç. 6).]

12.Filos. Categoria dialética de análise do processo pelo qual o homem, por meio de sua atividade concreta (espiritual e material), ao mesmo tempo que modifica a natureza, cria a si mesmo como sujeito social da história.

13.Tec. Método ou atividade que consiste em promover, em meios artificialmente controlados, o desenvolvimento ou proliferação de matéria viva, como microrganismos, células e tecidos orgânicos, órgãos ou parte de órgãos.

14.Tec. P. ext. O meio nutriente em que tais microrganismos, células, etc. são criados e mantidos: células mantidas em cultura.

15.Tec. P. ext. Conjunto de microrganismos, células, etc. assim criados e mantidos: Observaram-se numerosas culturas de bactérias nas amostras analisadas. Cultura de massa. 1. Cultura imposta pela indústria cultural; indústria cultural. Cultura física. 1. Desenvolvimento sistemático do corpo humano por meio de ginástica e desportos. Cultura material. 1. Designação geral dos aspectos culturais determinantes da produção e uso de artefatos [v. artefato (1)].

Nenhum comentário: